O Sistema de Ensino em São Pedro do Ivaí

“Allah ﷻ facilita o caminho para o Jardim para quem seguir um caminho em busca de conhecimento.”

— Muslim, Kitab at-Tahara, 3/99.




1968. Colégio Comercial de São Pedro do Ivaí. Funcionou até 1972. Situado na Rua Abílio Chaves. Oferecia apenas o curso de Técnico em Contabilidade.


A história acusa que a primeira escola de São Pedro do Ivaí havia sido construída em 1949, porém em razão da ausência de docentes para lecionar nesta cidade, o prédio da instituição permaneceu fechado até 1950. Somente em julho de 1950 que chegou à esta localidade a Sra. Alfredina Fernandes Gouveia, juntamente com o seu cônjuge Sr. Aparecido Mendes Gouveia.

Professora Alfredina Fernandes Gouveia. In memoriam.

Em razão da existência de aproximadamente 40 alunos em idade de alfabetização naquela época, os Sr. Afonso Junqueira Franco e o Sr. Miguel Carneiro convidaram a professora Alfredina para ministrar aulas naquela construção abandonada, tendo a mesma aceitado de imediato a insigne função à ela outorgada, registrando assim o seu nome na história de nosso povo como a 1ª professora de São Pedro do Ivaí.

1952. Primeiro desfile de 7 de setembro em São Pedro do Ivaí.

Mais tarde, com a formalização de 30 matrículas no sistema de ensino municipal, a Prefeitura de Apucarana, que era a responsável pelos atos jurídicos praticados pela então vila, por influência de lideranças locais, efetivou a Sra. Alfredina como professora de educação básica, isso em 1951. O documento de nomeação foi subscrito pelo prefeito Sr. Carlos Massareto.

Da esquerda para a direita, as professoras Zenaide, Mírian Carneiro e professora Armandina Secco.

A partir de 1952, novos professores seriam deslocados à este município como as irmãs Sra. Maria José Brandão e Sra. Teresinha Brandão, entre outras (os).

1971. Professores e alunos do magistério em comemoração ao Dia dos Professores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário