O Golpe Militar de 1964 e a Atuação do DOPS em São Pedro do Ivaí

O Golpe Militar de 1964 e a Atuação do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em São Pedro do Ivaí





A São Pedro do Ivaí Histórico, em diligências ao Arquivo Público do Estado do Paraná, objetivando resgatar a memória dos vergonhosos tempos sombrios da ditadura militar imposta em 1964, encontrou uma infinidade de documentos que tratam de assuntos que vão desde procedimentos administrativos dos órgãos de repressão até perseguições políticas contra cidadãos comuns e notórios políticos em nossa cidade.

Os documentos são públicos e fazem parte do acervo do “DOPS - Série Pastas Temáticas (1937-1989)”. Fatos que até então eram desconhecidos por grande parte dos são-pedrenses, agora estão disponíveis na São Pedro do Ivaí Histórico.

Até o momento, foram encontrados os seguintes documentos, devidamente digitalizados e disponíveis no formato PDF:

1- Âmbito e conteúdo

a) No dossiê consta ofício n.º 172/75 datado de 18/11/1975 da Delegacia de Polícia de São Pedro do Ivaí para o delegado da DOPS em Curitiba contendo relatório a respeito das investigações feitas a respeito de Miguel Carneiro, prefeito municipal. O relatório foi solicitado pela DOPS com a finalidade de apurar crimes de má gestão do prefeito e improbidade administrativa.

b) Em 29/04/1975 foi apreendido armas e munições e o delegado após ameaça de morte promoveu buscas para prender os suspeitos porém não conseguiu localizá-los. O fato foi relatado através do relatório da Polícia Militar endereçado à DOPS no dia 05/05/1975.

c) No dia 18/05/1964 foi expedido correspondência da Câmara Municipal de São Pedro do Ivaí endereçada a DOPS em Curitiba com a finalidade de que investigassem o vereador daquela cidade, Diogo Peres Rodrigues, pois há suspeita de que o mesmo fosse comunista.

d) Consta também “Auto de Declarações” de Leonel Pereira dos Santos que compareceu a delegacia da cidade no dia 10/04/1964 prestando informações a respeito de Diogo Peres Rodrigues suspeito de propagar as ideias comunistas na cidade.

Acesse os documentos clicando na imagem abaixo:



2- Âmbito e conteúdo

a) O dossiê apresenta diversos documentos enviados pela Caixa Econômica Federal (citadas agências de Ponta Grossa, Curitiba, São Pedro do Ivaí) para a DOPS. Destacamos entre estes documentos os seguintes assuntos: empresas que se encontram regularizadas junto ao órgão de segurança do banco; pedido de atestados de ideologia política dos concursados; avisos de prevenção e perícias de estelionatários (nomes citados); ocorrências. Consta relatório da delegacia de furtos e roubos que não faz parte do referido dossiê. Constam documentos da década de 1940.

Acesse os documentos clicando na imagem abaixo:



3- Âmbito e conteúdo

a) Documento referente as eleições do triênio 1976/1979 da direção do sindicato, a diretoria eleita foi composta por 12 nomes, todos homens, o documento faz referência as novas eleições para o triênio seguinte que iriam acontecer em 1979.

Acesse os documentos clicando na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário